sábado, 27 de fevereiro de 2010

Para refletir

"Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática."

(Paulo Freire em A Educação na Cidade)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Receita para uma aula saborosa...

Primeiramente precisamos dos seguintes ingredientes:

100 gramas de coco ralado
400 gramas de leite em pó
1 garrafa de leite de coco pequena
50 gramas de açúcar
Recipiente para misturar
Colher/Abridor/Tesoura/Forminhas

Agora fazeremos o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é uma receita, qual a estrutura básica para escrevermos uma receita etc...

Vamos por a mão na massa? Chegou a hora...um jeito muito interessante de fazer a receita é através de mímica...primeiro a professora faz a receita com mímicas...os alunos prestam atenção...e após será a vez deles, em grupo, colocarem a mão na massa.

O que aprendemos com essa atividade?
  • como trabalhar em grupo
  • a importância de todos integrantes se envolverem para obter o produto final
  • ter atenção visual
  • seguir a ordem cronológica
  • a língua não verbal também comunica (mímica)
  • cidadania: dividir
  • gênero literário: receita
  • quantidades e medidas
  • vocabulário/concordância (2 colheres/o grama=quantidade).
Produção: Escrever a receita que acabamos de realizar.

Não foi fácil? Com boa vontade e um pouco de criatividade criamos uma aula inesquecível.

Essa com certeza foi a melhor aula de todas...Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa...Profª Elisabeth.

Adorei!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Foi assim que tudo começou...um pouco da minha história.


Como tudo começou? É fácil de lembrar...parece que foi ontem. Em 2007 me inscrevi no Enem, sem muitas expectativas, pois já havia concluído o Ensino Médio em 2001. Me julgava despreparada para a prova, mas tinha muita vontade de atingir uma boa média. Para minha surpresa, fui bem...muito bem...e consegui me inscrever no PROUNI. Preenchi as 5 opções da seguinte forma: 1ª opção adm, 2ª opção adm, 3ª opção adm, 4ª opção adm e por último, na minha 5ª opção Pedagogia. Qual foi o resultado??? Fui selecionada para minha última opção...destino? Só pode ser...
Em 2008 iniciei o curso...não era bem isso que eu queria, mas...
Me lembro das clássicas apresentações de início de semestre quando os professores perguntavam: Pq vc escolheu Pedagogia?? Oh, meu Deus, o que responder? Não escolhi...fui escolhida...foi minha última opção...é meu destino...kkk!! Me senti constrangida por 3 semestres ao responder esta pergunta...pq eu estava lá? Me perguntava se realmente estava lá só pq havia ganho a bolsa. Mas tudo mudou...com o tempo aprendi a amar esta profissão...e está decidido é o que eu quero!! Quando mudou? Semestre passado quando fiz meu estágio obrigatório em Educação Infantil. Descobri ao decorrer das 100 horas obrigatórias que era isso que eu queria, nasci pra isso. Bastaram algumas horas com o 2º Estágio A e com a querida Profª Rita para que eu me apaixonasse pela Educação Infantil. Obrigada criançada...Obrigada Rita...E assim cheguei ao 5º semestre, com muita vontade de aprender e mais motivada do que nunca.