Série/ano: 2ª série/3º ano
Tempo estimado: 2 aulas
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Espaço e Forma - Tangram
Objetivos:
- Conhecer a origem do Tangram
- Explorar as características físicas das peças
- Compor e decompor figuras usando o Tangram
Estratégias:
1ª Etapa: A professora irá expor aos alunos um Tangram. Neste momento ela levantará os conhecimentos prévios dos alunos através de perguntas, como: Quem conhece este jogo? Como se joga? Quem inventou o Tangram? Quantas peças possuem o jogo? As peças parecem quais formas geométricas?
2ª Etapa: Nesta etapa os alunos serão convidados a confeccionarem seus próprios jogos. A professora entregará o molde já desenhado em papel sulfite. Os alunos deverão colar o molde na cartolina branca deixando a parte pontilhada para cima, após poderão pintar e recortar a peças.
3ª Etapa: Após a confecção do jogo a professora contará um pouco da história do Tangram e mostrará as peças que o compõe, explorando, agora, as características, diferenças e semelhanças das peças (triângulo, quadrado, paralelogramo).
4º Etapa: Os alunos agora serão divididos em pequenos grupos de 4 alunos e serão desafiados a formarem um retângulo e um quadrado de três maneiras diferentes e após desenharem as soluções. Lembrando que todas as peças devem ser utilizadas.
5ª Etapa: A professora mostrará algumas silhuetas de desenhos criados com as peças do Tangram e pedirá para que as crianças criem um desenho, utilizando ou não os modelos expostos.
Material necessário:
Cartolina branca
Tesoura
Sulfite com molde do Tangram
Lápis de cor
Cola
Avaliação:
O professor deverá avaliar através da observação se os objetivos da atividade foram atingidos e os resultados expostos pelos grupos.
Fonte: http://www.discoverykidsbrasil.com/atividades/recortaremontar/tangram/. Acesso em: 30.03.2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário