quinta-feira, 1 de abril de 2010

Plano de Aula - Espaço e Forma: Tangram

Série/ano: 2ª série/3º ano

Tempo estimado: 2 aulas

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Espaço e Forma - Tangram

Objetivos:

  • Conhecer a origem do Tangram
  • Explorar as características físicas das peças
  • Compor e decompor figuras usando o Tangram

Estratégias:

1ª Etapa: A professora irá expor aos alunos um Tangram. Neste momento ela levantará os conhecimentos prévios dos alunos através de perguntas, como: Quem conhece este jogo? Como se joga? Quem inventou o Tangram? Quantas peças possuem o jogo? As peças parecem quais formas geométricas?

2ª Etapa: Nesta etapa os alunos serão convidados a confeccionarem seus próprios jogos. A professora entregará o molde já desenhado em papel sulfite. Os alunos deverão colar o molde na cartolina branca deixando a parte pontilhada para cima, após poderão pintar e recortar a peças.

3ª Etapa: Após a confecção do jogo a professora contará um pouco da história do Tangram e mostrará as peças que o compõe, explorando, agora, as características, diferenças e semelhanças das peças (triângulo, quadrado, paralelogramo).

4º Etapa: Os alunos agora serão divididos em pequenos grupos de 4 alunos e serão desafiados a formarem um retângulo e um quadrado de três maneiras diferentes e após desenharem as soluções. Lembrando que todas as peças devem ser utilizadas.

5ª Etapa: A professora mostrará algumas silhuetas de desenhos criados com as peças do Tangram e pedirá para que as crianças criem um desenho, utilizando ou não os modelos expostos.

Material necessário:

Cartolina branca

Tesoura

Sulfite com molde do Tangram

Lápis de cor

Cola

Avaliação:

O professor deverá avaliar através da observação se os objetivos da atividade foram atingidos e os resultados expostos pelos grupos.

Fonte: http://www.discoverykidsbrasil.com/atividades/recortaremontar/tangram/. Acesso em: 30.03.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário