domingo, 30 de maio de 2010

Projeto ECA

Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente

Tema: O direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

Justificativa: O projeto pretende expor aos alunos os direitos da criança e do adolescente propondo uma análise sobre os artigos que compõe o ECA e possibilitando a discussão sobre a aplicação das leis.

Objetivos: Conhecer o ECA, entender os artigos e sua aplicação em nossa vida cotidiana.

Série/Ano: O projeto será destinado ao 5º ano.

Tempo estimado: Aproximadamente 1 mês.

Material necessário: lousa, giz, ECA, jornais, revistas, cartolinas, cola, tesoura, caneta hidrocor, régua, lápis de cor, sulfite.

Desenvolvimento:
1ª Etapa: Serão levantados os conhecimentos prévios dos alunos. Neste momento a professora deverá questionar se os alunos conhecem o ECA e se sabem quem é considerado criança e adolescente pela lei.

2ª Etapa: A professora irá mostrar o ECA e citar suas subdivisões. Após irá expor aos alunos o artigos 15 ao 18, que foram selecionados como tema central do projeto.

3ª Etapa: Será feita uma roda de conversa onde os alunos deverão discutir em quais situações o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade são desrespeitados pela sociedade em geral. A professora fará a anotação dessas situações na lousa e solicitará que se reúnam em grupos de até 5 alunos e pesquisem em jornais e revistas recentes notícias que tragam alguma situação de desrespeito aos artigos citados.

4ª Etapa: Os grupos apresentarão suas noticias e explicarão como a lei foi desrespeitada na situação, relacionando com os artigos do ECA. Após a apresentação a professora irá propor a confecção de um gibi para esclarecimento dos direitos selecionados. Este gibi será exposto para a sala por meio da apresentação de um seminário.

Produto final: Desenvolveremos um gibi para que os alunos possam expor o que aprenderam durante a execução do projeto.

Avaliação: A avaliação será continua. Será observada a participação do aluno durante as etapas de desenvolvimento do projeto e a confecção do produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário