domingo, 30 de maio de 2010

Projeto Meio Ambiente

Introdução:
Sabemos que por meio de projetos didáticos bem desenvolvidos e que apresentem objetivos claros de aprendizagem, o processo de construção do conhecimento se torna mais prazeroso. Portanto este trabalho visa desenvolver momentos de construção de conhecimento que sejam significativos aos alunos e que além de estimular o gosto pela pesquisa, leve o aluno a ter novas atitudes no seu cotidiano.

Tema: Reciclando para um futuro melhor

Justificativa:
Partindo da observação e constatação do aumento contínuo na produção de lixo e dos processos de degradação e de deteriorização, que o aumento do consumo de nossa sociedade nos expõe, trabalharemos na conscientização de nossa comunidade escolar para que juntos possamos modificar nossos hábitos e comportamentos através de uma ação educativa, visando um futuro mais sustentável.

Problematização:
O que é o lixo?
São materiais sólidos considerados inúteis, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana e que devem ser descartados ou eliminados.

Quais são os tipos de lixo?
O lixo pode ser orgânico (restos de comida, plantas mortas) e inorgânico (plástico, vidro, metal, papel). Podemos classificar o lixo ainda em:
- domiciliar: são latinhas de refrigerante, as caixinhas de leite, os restos de comida, enfim, tudo o que é consumido em casa.
- comercial: papéis de escritório, canetas. Tudo que é utilizado nas empresas.
- hospitalar: restos de material orgânico e de cirurgias, produzido em hospitais e clínicas veterinárias.
- industrial: lixo que vem de indústrias, como embalagens, produtos químicos, etc.
- público: lixo recolhido nas ruas.
- especial: são os entulhos e os materiais altamente tóxicos.

Para onde vai o lixo que produzimos?
Geralmente o lixo produzido vai para o aterro sanitário, o famoso lixão, que nada mais é do que um buracão forrado com lonas de plástico. Depois de jogar o lixo, a área é coberta por uma camada de terra para evitar a infestação de pragas. Os gases e o chorume são coletados para não contaminar os lençóis freáticos.
Existe ainda a compostagem que transforma o lixo orgânico em adubo e a incineração que é mais utilizada para dar fim aos resíduos perigosos, como o lixo hospitalar, alimentos estragados e remédios vencidos.

O que é reciclagem?
A reciclagem é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos.

O que é coleta seletiva?
É o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Que tipo de material podemos reciclar?
Papel
Pode: jornais, revistas, caixinhas longa vida, cartões, envelopes, embalagem de ovo, papelão.
Não pode: fotografias, guardanapo, papel higiênico, etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe.

Plástico
Pode: garrafas de refrigerante, copinhos e saquinhos plásticos, frascos de xampu e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos e tubos.
Não pode: cabo de panela, tomada.

Metal
Pode: latinhas de aço, latinhas de alumínio, panelas, pregos, fios, arames.
Não pode: pilhas, clips, grampos, esponjas de aço.
Vidro
Pode: garrafas de todos os tipos, copos, potes, frascos, cacos.
Não pode: espelhos, lâmina, porcelana, cerâmica.

O que significa os 4 R’s?
Os 4 R’s significam reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Cada pessoa produz em média 180 quilos de lixo em um ano, portanto atitudes como estas apontadas pelos 4 R’s, podem ajudar a reduzir este número.

Objetivo Geral:
• Conscientizar os alunos e comunidade em geral sobre a necessidade da reciclagem e tratamento adequado do lixo.

Objetivos específicos:
• Conscientizar sobre a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem;
• Revelar os benefícios que a reciclagem traz a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários, ajudando a manter a cidade limpa, promovendo também, a economia de matéria-prima;
• Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva de lixo e efetivá-la;
• Promover oficinas de reciclagem, utilizando sucatas arrecadadas pelos próprios alunos.

Metodologia/Recursos:
O projeto será aplicado a todas as salas do 1º ao 5º ano, durante o período de 8 semanas.

1ª Etapa:
Realizaremos um passeio pelas ruas do nosso bairro para que possamos observar como o lixo é armazenado pelos moradores, se há lixo jogado pelas ruas e se existem pontos de coleta seletiva do lixo. Na volta para a classe relataremos o que vimos e discutiremos pontos a serem melhorados.

2ª Etapa:
Promoveremos um debate para relacionar-mos o aumento da população com o acúmulo de lixo.
Discutiremos os problemas criados com os aterros sanitários, a compostagem e a incineração do lixo.

3ª Etapa
Pesquisaremos em sala de aula os tipos de lixo (doméstico, comercial, hospitalar, industrial, público e especial) e o tempo que cada material leva para se decompor (papel, plástico, lata e vidro).

4ª Etapa:
Aprenderemos outras maneiras de acondicionar o lixo, incentivando a separação dos materiais (coleta seletiva do lixo).
Apresentaremos medidas para colocarmos em prática os 4 R”s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar).

5ª Etapa:
Desenvolveremos uma gincana entre as salas para arrecadação de materiais. A cada material arrecadado a sala ganhará 1 ponto, que no final serão somados. A turma que mais arrecadar, ganhará um passeio como gratificação pela maior arrecadação. O resultado dos ganhadores será divulgado no encerramento do projeto.
Cada ano (série) arrecadará um tipo de material que poderá ser reciclado, conforme tabela.
Ano ( série) MATERIAL
1º ano Papel (jornais, revistas, caixas longa vida, cartões, papelão).
2º ano Plástico (garrafa pet, copinho, frasco de shampoo, embalagem de margarina e de material de limpeza).
3º ano Alumínios (latas de óleo, sardinha, latas de refrigerante, panelas, etc.).
4º e 5 ° ano Vidro (garrafas, potes, copos e frascos).

6ª Etapa:
Realizaremos uma oficina de reciclagem, cujos alunos confeccionarão brinquedos, jogos e artesanatos, como: confecção de fantoches com papel-machê, petecas com jornal, cartões com papel reciclado, móbiles com sinos de garrafa pet, fantoches de caixas, vasos de garrafa pet, máscaras de jornal, jogos de damas com papelão e tampinhas de garrafas pet coloridas, boliche inteligente com garrafas pet e bola de jornal, bilboquê, decoração de potes de vidro e cartazes informativos sobre a importância da reciclagem. Além da confecção de convites e de cartazes para a divulgação da exposição que serão colocados em diversos pontos do bairro.

7ª Etapa:
Receberemos em nossa escola palestrantes do Instituto Gea que irão nos falar sobre o Projeto Jogo Limpo criado em conjunto pela Secretária do Meio Ambiente e pela CETESB. Esta palestra será aberta aos pais e responsáveis pelos alunos.

8ª Etapa:
Realizaremos a Expo Reciclagem. Nesta exposição estaremos divulgando os trabalhos elaborados pelos alunos. Serão montados estandes para mostrarmos os diversos trabalhos confeccionados pelos alunos. Serão colados cartazes informativos sobre a importância da reciclagem.
O trabalho será encerrado com a divulgação dos ganhadores da gincana realizada durante o projeto.
Os recursos necessários são: cola branca, jornal, barbante, caixinhas de leite, papel Kraft, tinta acrilex para vidro, papel colorido, tecido colorido, fitas, potes de maionese ou azeitonas, garrafa pet, papel laminado, papelão, tampinha de garrafas de refrigerante, papel camurça, tesoura, elástico, tinta plástica, pincel, caneta hidrocor, cartolina, papel cartão.

Avaliação:
A avaliação será continua. Será observada a participação do aluno durante as etapas de desenvolvimento do projeto.

Conclusão:
Concluímos que a elaboração do projeto, bem como o levantamento dos conteúdos se deu de maneira agradável e sem maiores dificuldades. Foi um trabalho prazeroso de ser feito e que nos possibilitou um acréscimo de conhecimento sobre o tema e uma reflexão sobre nossas atitudes no dia-a-dia.

Bibliografia:
PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia a Dia do Professor. Vol. 5. Fapi.
Material de pesquisa disponível em: http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../meioambiente/índex. Acesso em 27.05.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário